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PROFESSOR DO FUTURO E RECONSTRUCAO DO CONHECIMENTO
PEDRO DEMO
A partir da leitura do livro, pude entender alguns princípios que estão presentes no projeto de blogs nas aulas de inglês da 8ª serie no Instituto Padre Caetano.
A idéia inicial era ligar o ensino de inglês com a aquisição de ferramentas de conhecimento úteis para o uso de computadores e da internet. Confesso que no começo ainda não tinha muito claro o que aconteceria e nem como fazê-lo, ainda não tenho estas respostas solidificadas em minha mente, mas tenho mais clareza do processo.
Entendi que além dos meus outros objetivos, há um terceiro ainda mais importante: autonomia! Claro que escrever em uma segunda língua é importante, considerando que são alunos de periferia, que tiveram apenas uma aula de inglês por semana nas séries anteriores, durante apenas um semestre por ano e na maioria do tempo com ênfase, provavelmente, no ensino de gramática. Da mesma forma, faz-se importante aparelhar estes estudantes com noções, mesmo que básicas, sobre operação de computadores e navegação na rede mundial, o que lhes abre um novo espaço pelo qual transitar e buscar novos conhecimentos. Entretanto, ao montarem seus blogs foi necessário orienta-los para:
ü Abrir contas de e-mails (já que a maioria não os tinha).
ü Abrir contas em um provedor de blog.
ü Publicar a primeira postagem.
ü Enviar o link para o meu e-mail
Percebi que havia mais do que linguagem e informática, havia a clara possiblidade de ensinar autonomia, uma vez que cada aluno deve:
ü Decidir o tema do blog (cores, imagens, plano de fundo,...)
ü Decidir sobre o que escrever.
ü Como buscar imagens.
ü Como fazer as novas postagens.
ü Repetir os passos sem ajuda do professor.
ü Aprender que as respostas não estão com o professor, mas na tela. Basta ler e clicar.
ü Entre outras que ainda terei de descobrir, espero.
Ainda lembro do meu primeiro dia no laboratório com a 8ª serie. Ninguém sabia o que fazer frente aquelas máquinas, então a solução para eles era chamar-me para o menor problema. Como eu corri naquele dia! Lembro de ter dito pra uma das alunas que NÃO iria atendê-la mais. Hoje, embora haja chamados, eles não são tão freqüentes. As crianças estão mais independentes (do que antes), embora ainda tenhamos desafios pela frente.
Mas voltando ao texto do Pedro Demo. O autor, no capítulo “Cuidar da Aprendizagem” diz que professor não é quem só dá aula, pois isto é apenas reprodução de conhecimento. Demo ensina que “saber cuidar” significa dedicação envolvente e contagiante na rota para a construção da autonomia. Demo diz também que educar é um processo de dentro para fora e que o professor deve instigar a emancipação dos alunos. Ao contrário do que possa parecer, este processo de emancipar o aluno não torna o professor descartável, ele é figura decisiva, embora não central, pois esta posição, nas palavras de Pedro Demo, é do aluno.
Conclusão, dar aula não é cuidar da aprendizagem, mas repassar conhecimento. Ora, será que o que queremos é que nossos alunos fiquem atrelados a nós o tempo todo perguntado o que fazer? Duvido!
De volta ao blog. Este capitulo mostra-me por onde seguir. Preciso deixa-los mais independentes da minha ajuda / interferência. Mas como faze-lo? Talvez na próxima ida ao laboratório eu ajude menos deixe que eles encontrem as respostas. Quem sabe uma solução mais Vigostskyana, sugerir que os colegas ajudem-se mutuamente e ver se isso da resultado?!
Ptolomeu Palma
Um comentário:
The interaction is going to give you some good results. I hope so!Take some pictures to show others about it...
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