hehehehe!!!
- Planos de aula
Dia 07/03/2007
Atividades previstas:
Conhecer os alunos, suas experiências em língua inglesa e seu conhecimento do uso de informática. Assim como “vender” meu projeto de blogs.
Relato:
Tenho 15 alunos. A escola dividiu a turma em duas com 15 vagas para inglês e 15 para espanhol. Num primeiro momento os alunos escolheram uma das línguas estrangeiras mas quando as 15 vagas de uma das línguas se esgotasse, os alunos deveriam obrigatoriamente escolher a outra. Desta forma imagino que eu tenha alguns que não tiveram no inglês sua primeira opção.
São em todos adolescentes cheios de energia e disposição, sinto que o desafio será canalizar toda esta energia. Tive uma conversa bem tranqüila com a turma, estava preparado para uma turma indisciplinada, mas talvez por ser o primeiro contato não tive maiores problemas.
A idéia pareceu atraí-los. Eu já esperava que sim. Tenho duas coisas ao meu favor, a idade deles e sua atração pela informática assim como a curiosidade nata que os adolescentes tem.
Dia 14/03/2007
Atividades previstas:
Levarei os alunos ao laboratório de informática e lá verei suas habilidades no uso da máquina, também mostrarei meu blog pessoal (www.pyta.blogspot.com), assim como outros blogs e sites em inglês.
Relato:
Decepcionante. Manter a ordem hoje não foi tão fácil, mas a presença do professor Valnez foi de grande ajuda para acalmar os alunos e para que eu pudesse iniciar as atividades previstas. Aprendi também que estes alunos, ao contrario do que eu havia pensado, não possuem, em sua maioria, noção alguma de uso do computador . Da mesma forma, são muito dependentes e chamam o professor diante do menor problema.
Preciso torna-los mais autônomos e ensinar-lhes a usar os computadores antes de pensar em ensinar inglês ou a fazer blogs.
Dia 21/03/2007
Como havia sido combinado, não posso usar o laboratório todos os dias, desta forma usarei a sala de aula.
Atividades previstas:
Já que um blog é um diário pessoal, nada mais propicio do que ensinar meus alunos a falar de si mesmos. Para tal criei um material (Anexo 1) que construirei de acordo com a evolução dos alunos em língua inglesa e das necessidades deles em escrever seus textos.
Relato:
Ainda um pouco indóceis, mas já consigo fazê-los acalmarem se e começo a ter o respeito e a atenção da turma embora no começo da aula, devido ao movimento de saída dos alunos de espanhol, haja sempre um pequeno alvoroço.
A atividade foi bem recebida, mas alguns alunos demonstraram um pouco de resistência. A frase que me marcou “eu não sei fala ingreis”, dita por uma menina. Ainda não sei seus nomes. Percebi no entanto, que alguns alunos se mostram mais proficientes que outros, já era de se esperar que houvesse algum desnível.
Paginas 1 e 2 do Anexo 1 foram trabalhadas.
Dia 28/03/2007
Devido a falta de salas de aula a direção da escola decidiu que, durante as aulas de língua estrangeira, as duas oitavas (81 e 82) serão unidas. Sendo assim agora tenho 30 alunos e dois problemas, como acomodá-los no laboratório de informática e como re-começar o trabalho.
Atividades previstas:
Conhecer a “nova turma” explicar novamente o projeto e ganhar a adesão dos novos alunos. Não deixar os outros alunos entediados com a repetição da conversa de 3 semanas atrás.
Relato:
Os novos alunos também gostaram da idéia, mas acho que os “antigos” não estão muito confortáveis com a presença da outra turma.
Dia 04/04/2007
Reunião de professores. Não houve aula de inglês.
Dia 11/04/2007
Reunião de professores. Não houve aula de inglês.
Dia 18/04/2007
Atividades previstas:
Visita ao laboratório de informática para que os novos alunos também “reconheçam o terreno” e para que eu possa avaliar seu conhecimento de informática e inglês.
Relato:
Não houve mudança no diagnóstico. A realidade das duas turmas é igualmente trágica quanto ao conhecimento de inglês e das ferramentas do computador.
Dia 25/04/2007
Atividades previstas:
Aplicação do material usado no dia 21/03/2007.
Relato:
Desta vez com todos os alunos. Para os que já haviam feito àquela aula, a idéia foi “revisar”. Apesar dos “nós já vimos isto”, correu tudo bem.
Dia 02/05/2007
Falecimento do professor José. Aulas canceladas.
Tive pouco contado com o professor José. Nos falávamos nas reuniões de quarta, mas nada de mais. Tivemos uma discussão sobre educação na qual pude comprovar o engajamento daquele homem de barba branca com o ensino e a visão Freireana de ensino. Sua morte comoveu-me e o fato de sempre encontrá-lo na troca de períodos da oitava serie lembrou-me como é preciso dar valor as relações humanas.
Dia 09/05/2007
Missa de sétimo dia. Não há clima para aula em toda a escola. Aulas canceladas.
16/05/2007
Atividades previstas:
Uso do laboratório de informática para aula de noções básicas sobre o computador, internet e afins.
Relato:
Alunos fora de controle! Parece que hoje meus alunos estavam especialmente “elétricos”. Talvez seja o tempo. Precisei de uns 10 minutos para acalmá-los. Parece que estávamos passando por uma crise de autoridade. Penso que eles me viam como um amigo um pouco mais velho e não como um professor. Foi preciso falar sério e mostrar que apesar de mantermos um clima de amizade e descontração em aula, minha autoridade como professor precisava ser respeitada. Nunca acreditei muito em professores que se impõe pelo medo ou pela força da nota. Mas percebi que pessoas tão jovens e cheias de energia e com tão pouca experiência de vida facilmente confundiriam descontração com desorganização.
Como em qualquer relação com adolescentes, eu estava sendo testado. Era o momento de assumir o controle da turma e mostrar que eu não era só mais um estagiário e sim o professor responsável pela turma. Tivemos uma longa e seria conversa, que foi interrompida pelo professor Valnez que foi até a sala para saber por que a turma que tinha hora marcada não havia aparecido. A única coisa que me ocorreu naquele momento foi dizer-lhe que a turma tinha desistido de usar o laboratório. A mensagem foi claramente entendida pelo professor e, para minha surpresa, pelos alunos. Estes entenderam que não usaríamos mais o laboratório.
Durante a conversa, contei a eles minhas origens de periferia na minha cidade, falei sobre as dificuldades que os negros têm na luta pela inserção na sociedade, no trabalho e na universidade e mostrei a eles algo achava que eles já tinham entendido, que o projeto de inglês para construção de blogs era uma chance de dotá-los de um conhecimento que poderia fazer diferença, por exemplo, na hora de procurar emprego.
Já tendo consciência de que minha mensagem havia sido bem entendida, terminei a aula com uma boa aula de gramática, com o quadro cheio de regras, com os cadernos cheios de frases e esquemas sobre tempos verbais que eles já haviam estudado no ano anterior, mas, por não serem conhecimentos significativos, já haviam sido esquecidos. Era um sinal bem claro para todos de que as aulas poderiam ser como sempre foram ou poderiam ser diferentes. A escolha era deles.
Está claro para mim que os estudantes gostam e precisam de autoridade. Não aquela toda poderosa e opressora da velha escola. Outro sim, uma autoridade que exige em retorno o mesmo respeito que dá aos alunos e que mostra onde estão os limites que cada uma das partes deve ter sempre em mente.
Não foi uma manhã perdida.
Dia 23/05/2006
Atividades previstas:
Depois de uma semana para pensar, para mim e para os alunos, resolvi ir sem nada preparado. Deixaria que as coisas acontecessem. Talvez a idéia de usar os computadores e a Internet não fosse assim tão boa e o que os alunos quisessem mesmo é um ensino de língua inglesa mais tradicional como sempre fora. Fui preparado para conversar e discutir uma mudança nos rumos.
Relato:
Depois da tempestade...
Parece que nada houve. Estavam tranqüilos como nunca havia os visto. Fiz a chamada. Ainda sério para não deixar que a bagunça da semana anterior se repetisse. E fiz a pergunta:
“Então, como ficamos? Vocês ainda estão a fim de continuar o projeto com os blogs ou vamos mudar o rumo?
Responderam que queriam tentar novamente e que não era para eu ficar zangado com eles. Parece que todos nós resolvemos esquecer o acontecido, pôr uma pedra sobre tudo e continuar. Era uma manha fria, mas com sol. E eu tinha 40 minutos e nada programado. Solução, vamos ao estacionamento brincar!
Há muitos anos eu havia trabalhado em uma escola de inglês que trabalhava exclusivamente com crianças e na época eu havia aprendido uma serei de brincadeiras entre elas Mr. Crocodile . Este jogo trabalha com verbos modais, cores, oralidade e trabalho
- Mr. Crocodile, may we cross the river?
Ao que o crocodile responderia:
- Yes, but only if you are wearing (o nome de uma cor)
Ou seja, poderiam passar sem ser perturbados todos os que tivessem em suas roupas a cor escolhida naquele instante. Os outros precisariam esperar que os portadores da cor selecionada passassem e ficassem em segurança na outra “margem” e tentar a sorte passando correndo, sabendo que um ou dois seriam pegos. Aqueles que fossem pegos virariam crocodilos e ajudariam na próxima rodada e assim sucessivamente até que três sobrassem sem ser pegos.
Fiz uma revisão das cores, ensaiei as falas e expliquei o que significava cada uma. Disse a eles que era necessário que todos falassem ao mesmo tempo e comecei a brincadeira. Foi muito divertido! E sem nenhum acidente! Após algumas rodadas estavam todos rindo e participando em inglês do jogo. Decidi então que era a hora de deixar que os alunos assumissem o papel de crocodilo e escolher as cores. Primeiro um, depois dois depois quatro eles (os crocodilos) iam se organizando e escolhendo as cores que menos presentes nas roupas dos colegas e, em equipe, capturando cada vez mais colegas.
Tive a nítida sensação de que se não tivesse escolhido os blogs, eu poderia ter escolhido ensinar habilidades comunicativas que daria certo.
Dia 30/05/2007
Um trimestre estava acabando e eu não tinha conseguido fazer nenhuma avaliação com os alunos. Falei com a professora Luciana e ela entendeu que as reuniões de quartas – feiras e os cancelamentos haviam comprometido o meu trimestre assim como o projeto. Para isso eu ganharia algumas semanas extras para avaliá-los. Mas como avaliá-los se nem consegui ensinar a usar o computador?
Como eu tinha sido informado que não poderia usar o laboratório pelas próximas semanas, o plano era usar o material que eu tinha produzido, trabalhar a questão verbal e quando pudesse usar novamente o laboratório, só precisaria ensinar como fazer os blogs e deixar que eles transferissem para o computador os que produzíssemos
Atividades previstas:
Revisão das páginas 1 e 2, praticar os greetings, introducing e useful words oralmente. Fazer a leitura do texto, partindo do exercício de verdadeiro ou falso usando a técnicas de scanning e reading for specific information .
Distribuição das autorizações para os pais permitindo que seus filhos publicassem blogs. (Anexo 3)
Relato:
Sem maiores problemas, ainda acho que poderia ensinar-lhes de forma mais comunicativa.
Avaliação em duas semanas.
Dia 06/07/2007
Atividades previstas:
Usar a atividade da página 3 (anexo 1) para comparar com as informações no texto da página 2 (anexo 1). Depois disso, escrever um texto sobre as atividades da menina no desenho substituindo as imagens por palavras. Sempre tendo em mente as regras de terceira pessoa na conjugação dos verbos no presente simples.
Relato:
Não sei se é a proximidade da prova ou algo do tipo, mas os alunos se mostraram muito participativos embora alguns ainda sejam bastante dependentes e não acreditam que conseguem realizar as tarefas sozinhos. Parece – me que é simplesmente falta de confiança.
Dia 13/06/2007
Atividades previstas:
Prova.
Relato:
Entreguei a cada um uma cópia da página 3 (anexo 1) e pedi para que repetissem a atividade da semana passada. Trocassem as imagens por palavras. E no verso escrevessem no verso passo a passo as atividades da menina lembrando-se da conjugação correta dos verbos.
Dia 20/06/2007
Atividades previstas:
Trabalhar freqüência, oralidade e preparar para a segunda avaliação. Distribuição da cartela de freqüência (anexo 2)
Relato:
Em pares os alunos deveriam perguntar “how often do you” e acrescentar as informações pedidas aos colegas que responderiam com a o advérbio de freqüência que melhor representasse a verdade.
Fiz alguns exemplos com alguns alunos e pedi para que formassem duplas e fizessem as perguntas, tomando nota das respostas na grade para que me relatassem mais tarde.
Na próxima semana, prova.
Dia 27/06/2007
Atividades previstas:
Prova.
Relato:
Fiz 3 pequenos textos falando sobre com que freqüência eu desempenhava algumas atividades. No verso dos textos a cartela de freqüência (anexo 2) em branco para que escrevessem a atividade e marcassem um “X” na freqüência. Total 5 pontos. Os outros 5 pontos seriam dados por uma entrevista (habilidade oral) usando a cartela de freqüência, com cinco perguntas sobre as atividades do texto.
Agora tenho certeza. Eles podem aprender a falar inglês. Os resultados foram excelentes, no entanto, não foi possível acabar no mesmo dia. A maioria dos alunos vai fazer a prova oral na próxima semana.
Dia 03/07/2007
Atividades previstas:
Prova oral (continuação)
Relato:
Os resultados continuam sendo muito bons, acho que eles tiveram mais tempo para se preparar. Ainda não foi possível terminar. A formatação da prova oral foi um erro. Vai me custar muito tempo.
Dia 11/07/2007
Atividades previstas:
Prova oral (continuação)
Relato:
Resultados ainda muito bons. Mas foi mesmo um erro. Deveria saber que alguns alunos precisariam de muito tempo para responder as perguntas.
Dia 18/07/2007
Atividades previstas:
Laboratório de informática. Navegação na Internet e abertura de contas de e-mail.
Relato:
A volta ao laboratório foi mesmo um alívio. Parece que agora o projeto anda.
Dificuldades com a conexão lenta, mas correu tudo bem. Aos poucos eles vão ficando mais íntimos com o PC.
Dia 01/08/2007
Volta das férias com promessa, por parte da direção que eu poderei usar o laboratórios com mais freqüência.
Atividades previstas:
Abrir as contas de e-mail para os que não possuem e abrir os blogs de quem já tem e-mail.
Relato:
A grande dificuldade é a velocidade da conexão embora o número de alunos também dificulte as coisas, mas com paciência tudo se resolveu. E agora quase todos já tem mails e jah tem seus blogs iniciados.
Dia 08/08/2007
Atividades previstas:
Aula de áudio. Fiz cópias de um material a disposição no site http://www.britishcouncil.org.br/etp/unit1a.html e adaptei, conforme o anexo 4, para fazer
Relato:
Atividade desenvolvida com sucesso. Só espero que façam o tema, ele será o primeiro texto a ser postado nos blogs.
Dia 09/08/2007
De agora em diante, estarei na escola às quintas-feiras à tarde para ajudar aqueles que não conseguirem realizar as tarefas no horário de aula.
Atividades previstas:
Ajudar os alunos com mais dificuldades
Relato:
Após jogar basquete com os alunos, a convite do professor de educação física, passei uma hora muito agradável no laboratório vendo alguns alunos se sentirem mais independentes e resolvendo os problemas com seus mails e blogs. Eles entenderam que basta ler e seguir as instruções.
15/08/2007
Atividades previstas:
Devolver os textos do tema, com os erros sublinhados. Organizar os que escreveram os textos num grupo e os que não
Aqueles que não haviam feito o tema, têm uma chance em aula para fazê-lo. Em grupo, mas como o texto contém informações pessoais, como nome, local de nascimento etc... os alunos devem ficar atentos para não “colar” o texto inteiro de algum colega mais atento.
Relato:
Saí da sala dizendo que os esperaria no laboratório. Infelizmente eles não entenderam o espírito cooperativo da atividade e um a um apareciam com os textos no laboratório, mas, um a um, voltavam para a sala de aula pois só poderia usar o computador quem tivesse o texto todo corrigido. Levou quase todo o período. E no final quando os textos já estavam corrigidos, tivemos uma queda de luz na escola e não foi mas possível usar os computadores.
22/08/2004
Nascem os blogs.
Atividades previstas:
Publicar os primeiros posts. E publicar imagens.
Relato:
Não tenho palavras para descrever. Parece uma criança nascendo a cada instante. Os alunos já aprenderam a mudar a cor, trocar as fontes das letras. Foi um final de manhã extraordinário! Estou muito empolgado para as próximas postagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário