CONSELHO DE CLASSE
Já fazia um tempão desde que participei de meu último Conselho de Classe. Pelo menos uns 5 anos! Nossa como faz tempo!
Well, para variar, adivinhe quando foi o Conselho? Acertou Quem disse no horário da única aula de inglês da semana!!!
Anyway, a impressão q tive é que as coisas não mudaram desde minha última participação em um Conselho de Classe. É uma pena q tenhamos de usar tanto do nosso tempo e energia com tantos alunos com problemas que poderiam ser resolvidos nas casas deles. Não quero dizer aqui que não faz parte do educar, também cuidar de questões não específicas ao ensino de conteúdos em si. Tenho claro que educar é bem mais que isso, mas como nossa tarefa seria menos difícil se todos os pais ajudassem!
Como perde-se tempo na tentativa, na maioria das vezes sem muito sucesso, de tentar resolver alguns problemas que não estão ao nosso alcance, uma vez que não temos o poder de tomar medidas que apenas os pais tem poder. É triste perceber que a instituição ESCOLA parece estar em uma encruzilhada, tendo tão pouco tempo com os estudantes, tanto conteúdo para ensinar/passar/transferir e tão pouco tempo para formar cidadãos. Já que ninguém em cargos burocráticos vai reclamar se todos os conteúdos forem trabalhados mesmo que a formação do ser humano seja esquecida.
Percebo que os professores do Padre Caetano têm tanto pra ensinar aos alunos com sua experiência de vida e sua força de vontade, mas estão presos pelo conteúdo e pelo relógio. Sinto que todos os alunos tirariam grande proveito se os professores pudessem trocar um ou outro conteúdo por algumas horas conversa sobre a vida, exemplos, futuro, perspectivas... talvez, alguns (não todos) os problemas que alguns pais não querem/podem ver/resolver poderiam ser amenizados.
Não sei se todos os conteúdos ensinados serão aprendidos ou até algum dia usados...
Que pena...
Mas nem tudo são espinhos. Ainda há espaço para elogios aos bons alunos! Mas como eles sao bons alunos mesmo...
Ptolomeu Palma
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário